Psicologia e Psicoterapia de Crianças

Psicologia e Psicoterapia  de Crianças
Psicologia e Psicoterapia  de Crianças

O desenvolvimento humano é um processo de crescimento, sendo que em cada fase surgem desafios próprios e aquisições que cada criança irá experienciar de forma diferente. De facto, crescer não é fácil! Nem para as crianças, nem para os seus pais ou cuidadores. De um mês para o outro, os pais observam novas competências e estão permanentemente inquietos para descobrir como é o seu filho e como vai ser no futuro. É também na infância que se organizam os mecanismos psicológicos que nos acompanham ao longo da vida e que se criam as bases sólidas que estruturam a personalidade.

Pequenos atrasos no desenvolvimento de certas competências pode gerar uma forte ansiedade nos pais que temem que o seu filho “não seja normal”. É também frequente que os pais se interroguem sobre o bem-estar dos seus filhos face a comportamentos inesperados, em casa ou na escola, interação com os colegas ou mesmo o rendimento escolar.

A psicologia da infância é uma área da psicologia que possuí profundos e sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e o psicólogo pode, mediante a observação e interação com uma criança (brincando com ela), perceber se o seu desenvolvimento se está a processar dentro dos parâmetros esperados, se está lentificado ou pelo contrário acelerado.

Para além dos problemas de desenvolvimento as crianças podem apresentar uma série de outras dificuldades que são também facilmente identificadas por um psicólogo devidamente treinado ou até mesmo pelos familiares e/ou professores.

Algumas das dificuldades que podem ser sentidas pelas crianças e devem ser alvo da atenção (e eventualmente psicoterapia) de um psicólogo são:

- Problemas relacionados com a aquisição da fala ou da marcha
- Problemas relacionados com o controle dos esfíncteres (enurese e Encoprese)
- Problemas do sono - pesadelos e insónias
- Problemas relacionados com o desempenho escolar
- Problemas relacionados com a alimentação
- Problemas de comportamento - Agressividade e violência
- Problemas com a integração num grupo de amigos (dificuldades relacionais)
- Medos e ansiedade (fobias e ansiedade)
- Tristeza, apatia e indiferença (depressão)

Desenvolvimento da criança
Desenvolvimento da criança

Numa fase inicial proceder-se-á a uma avaliação psicológica da criança de forma a fazer uma avaliação das competências cognitivas e emocionais da criança assim como do seu desenvolvimento e do seu funcionamento mental.

Após esta avaliação será então decidida a terapêutica mais indicada para a criança.

A Ludoterapia é um processo terapêutico indicado para os mais pequeninos. Baseia-se no brincar e tem como objetivo a resolução das dificuldades que estão na origem dos aspetos patológicos que levam ao adoecer psíquico.

Deste modo, se o seu filho apresentar alguma dificuldade, ou se pretende simplesmente validar que o processo de desenvolvimento está a decorrer dentro da normalidade, a avaliação psicológica ou o acompanhamento por parte de um Psicólogo poderão ajudar a criança e a sua família a compreender o que está a passar e a lidar eficazmente com os desafios que vão surgindo.

Psicologia e Psicoterapia de Crianças

Marcar consulta

Marque uma primeira consulta de avaliação da sua situação particular e perceba a intervenção mais adequada para si! Estamos aqui para si!

Se tiver alguma questão, preencha o formulário, que tentaremos responder de forma mais breve possível.

Até breve.

Testemunhos
dos nossos pacientes