baby wearing white diaper showing foot

A minha Mãe é a minha Caixa-Forte

AUTOESTIMACRIANÇASPSICOLOGIA E PSICOTERAPIA DE CRIANÇASPSICOLOGIA PERINATALPSICOLOGIA DO BEBÉACONSELHAMENTO PARENTAL

4/7/20252 min read

Desde que existo, que tu és o meu mundo. Ainda antes de saber quem eu era, já te reconhecia. Reconhecia a tua voz, o teu riso, o teu cheiro, o teu toque, o teu ritmo. És a primeira certeza que tenho, foste a âncora que me prendeu à vida.

E, agora, que nasci, dizem-te que o colo vicia, que me vais ensinar manhas e que sou um bebé mimado.

Seria tão bom se percebessem que o teu colo não é uma manha, é uma necessidade. Que o teu mimo não me estraga, pelo contrário, constrói-me. Que quando me embalas e prontamente respondes ao meu choro, não me estás a tornar dependente, mas, sim a dar-me segurança, para um dia, poder ser independente.

Se soubessem que quando me aninho em ti, encontro muito mais do que conforto! Encontro a certeza de que existo para alguém. Tu és a minha primeira casa, a minha caixa-forte, e é através de ti, que aprendo que posso pertencer.

Será que entendem que é este vínculo que criamos agora que será a base da minha confiança no mundo? Porque, ao saber que estás aqui para mim, serei capaz de também aprender a confiar nos outros. Quando respondes ao meu choro, percebo que as minhas necessidades importam.

O teu carinho não me vicia, fortalece-me. E, quanto mais segura for a minha ligação contigo, mais livre conseguirei ser no futuro. É o teu toque, a tua previsibilidade e o teu afeto que vão ensinar que o mundo é um lugar seguro. É o teu colo onde hoje me acalmo que será, mais tarde, a memória que me vai ajudar a lidar com as ausências e os desafios.

E, um dia, quando já caminhar sozinho, vai ser esta segurança do teu colo que me permitirá seguir sem medo! Porque, antes de qualquer outra coisa, antes de qualquer outra lembrança, o que fica é a sensação de que, no teu amor, sempre tive lugar. É o sentimento de que tu és, e sempre foste, a minha Caixa-Forte.

ARTIGO DESENVOLVIDO POR

Dra. Daniela Morbey

Estamos aqui para trabalhar em conjunto consigo, para a sua saúde psicológica.

family holding hands
family holding hands
baby laying on bed
baby laying on bed

Marcar consulta

Marque uma primeira consulta de avaliação da sua situação particular e perceba a intervenção mais adequada para si! Estamos aqui para si!

Se tiver alguma questão, preencha o formulário, que tentaremos responder de forma mais breve possível.

Até breve.