Um olhar sob a Psicoterapia como espaço criativo
PSICOLOGIA E PSICOTERAPIA DE ADOLESCENTESPSICOLOGIA E PSICOTERAPIA DE ADULTOSAUTOESTIMAANSIEDADEDESENVOLVIMENTO PESSOAL
Dra. Joana Pereira Lorenzo
12/5/20242 min read
A criatividade vê a sua origem no latim “creatus”, que significa criar. Curiosamente quando penso em criatividade, embora não se esgote aí, a primeira palavra que me surge é “criar”, e são tantos os caminhos a que isso nos leva. Por exemplo, quando me sentei a escrever este texto dei por mim a pensar na criatividade enquanto “vida”, pelo movimento e dinamismo interno e externo que implica, e apercebi-me que esta palavra tem, literalmente, “vida” – CRIA(ti)VIDA(de).
Este é apenas um possível olhar (e sentir) sobre a criatividade e realmente olho-a enquanto sinal de vida, de saúde mental. Considero-a essencial ao dia-a-dia, não só pela inovação e originalidade, mas sobretudo porque nos permite pensar e construir soluções e/ou caminhos alternativos. É através deste jogo de possibilidades que conseguimos ganhar asas e voar. Julgo, sinceramente, que é isto que o acompanhamento psicoterapêutico oferece. A procura de uma maior compreensão do nosso funcionamento interno, derrubar muros construídos no passado, reerguer relações ou quebrar laços, quando necessário, mas acima de tudo, criar e permitir a mudança, a evolução, sentir os afectos, estar verdadeiramente na relação (com o outro e com o próprio), deixar a vida fluir e seguir. Uma vez mais, vida enquanto movimento e dinamismo..
ARTIGO DESENVOLVIDO POR
Dra. Joana Pereira Lorenzo
Com isto talvez faça sentido olhar a criatividade como um ponto-chave para a felicidade. Em primeiro lugar talvez importe repensar o que é isto da felicidade e sermos criativos na reconstrução de expectativas ao permitir que façam parte também os momentos de sofrimento, zanga ou tristeza. É essencial, mais do que sobreviver, aprender ou reaprender a lidar com esses mesmos momentos. Ao contrário do que com frequência estabelecemos como expectativa, ser feliz não é só ser feliz, é, sim, saborear, valorizar e compartilhar momentos, integrar experiências e vivências.
Estamos aqui para trabalhar em conjunto consigo, para a sua saúde psicológica.
Acredito piamente que não é possível sermos felizes se não soubermos lidar com as nossas preocupações, medos, traumas ou angústias. Aqui entra o potencial da criatividade que considero semelhante ao processo de reabilitação de um prédio, em que temos alguém que olha para este espaço com história, mas que por vezes se encontra desabitado ou está em tão mau-estado que é difícil projectar um possível futuro. É este o papel do psicoterapeuta, o de oferecer um olhar de esperança e de potencial. Depois segue o “trabalho” de sanar o interior do topo para baixo, uma camada de cada vez, – para que fique mais leve e não desmorone – e de seguida a reconstrução de baixo para cima – porque precisamos de uma base e de alicerces fortes, estável para resistir ao tempo e às intempéries – e, por fim, dar asas à criatividade, retomar à vida, ao movimento e ao dinamismo.
Marcar consulta
Marque uma primeira consulta de avaliação da sua situação particular e perceba a intervenção mais adequada para si! Estamos aqui para si!
Se tiver alguma questão, preencha o formulário, que tentaremos responder de forma mais breve possível.
Até breve.