O que é o Luto, para que serve e como lidar?
PSICOLOGIA E PSICOTERAPIA DE ADOLESCENTESPSICOLOGIA E PSICOTERAPIA DE ADULTOSANSIEDADEDESENVOLVIMENTO PESSOALAUTOESTIMAPREVENÇÃO DO SUICIDIO
Dra. Miriam Pires dos Santos
4/7/20253 min read
O luto é um processo psicológico despoletado pela perda de algo ou alguém significativo. Embora frequentemente associado à morte de um ente querido, o luto também pode ocorrer face a outras perdas, tais como a perda de um emprego, fim de uma relação afetiva, ou mesmo uma mudança de vida sentida como perda.
É um Processo Natural e Necessário
Tem uma função essencial no processo de adaptação psicológica e emocional da perda. Ele serve para ajudar a pessoa a reorganizar sua vida sem a presença da pessoa, ou condição perdida, permitindo que a pessoa integre a perda da forma mais saudável possível.
É Pessoal e Intransmissível
É uma experiência subjetiva e não tem um tempo exato de duração. Cada pessoa passa por esse processo de maneira única, sendo o suporte emocional adequado essencial para a elaboração da perda.
ARTIGO DESENVOLVIDO POR
Dra. Miriam Pires dos Santos


Estamos aqui para trabalhar em conjunto consigo, para a sua saúde psicológica.
Principais funções do luto
• Processamento da perda – O luto permite que a pessoa reconheça a realidade da perda e lide com as emoções associadas, como tristeza, raiva e confusão.
• Reorganização emocional – Ele ajuda a integrar a perda na história pessoal, permitindo que a pessoa encontre um novo significado para sua vida sem o que perdeu.
• Adaptação a uma nova realidade – Ao longo do luto, a pessoa aprende a viver sem a presença física do ente querido ou sem aquilo que perdeu, ajustando sua rotina e identidade.
• Expressão e validação emocional – O luto possibilita a vivência e a expressão de sentimentos que, se reprimidos, podem levar a problemas psicológicos, como depressão ou ansiedade.
• Reconstrução de vínculos e sentido de vida – Com o tempo, o processo de luto ajuda a pessoa a redirecionar sua energia para novas relações e propósitos, sem necessariamente esquecer ou apagar a memória daquilo que foi perdido.
As várias formas de luto
• Luto normal - Ocorre de maneira esperada, a pessoa enlutada passa por fases e tarefas progressivas de adaptação à perda. Segundo Kubler-Ross, essas fases incluem negação, raiva, negociação, depressão e aceitação, embora nem todos passem por essas etapas de forma linear.
• Luto antecipatório - Ocorre quando a perda é prevista, como no caso de doenças terminais. Os familiares e até mesmo o próprio doente podem iniciar um processo de luto antes do falecimento.
• Luto patológico - Caracteriza-se por uma incapacidade prolongada de lidar com a perda, resultando em sintomas como depressão grave, isolamento social e dificuldades de funcionamento quotidiano. Pode exigir intervenção psicológica e/ou psiquiátrica.
• Luto reprimido - Neste tipo de luto, a pessoa evita expressar suas emoções e pode apresentar sintomas psicossomáticos ou desenvolver perturbações emocionais ao longo do tempo.
• Luto não reconhecido - Acontece quando a sociedade minimiza a perda sofrida pelo enlutado, como no caso de um aborto espontâneo, a perda de um animal de estimação ou um relacionamento não oficializado.
Estratégias para lidar com o Luto
Para lidar com o luto de forma saudável, pode adotar diversas estratégias. Realizar rituais de despedida para aceitação da perda, por exemplo, plantar uma planta ou escrever cartas. Partilhar a sua experiência com outras pessoas da sua rede de suporte emocional. Manter uma rotina saudável, incluindo o sono, uma alimentação equilibrada e exercício físico.
A Psicoterapia pode ser uma intervenção importante
Não hesite em procurar um profissional de saúde mental para ajudar a atravessar este processo, pois a psicoterapia promove a reestruturação de pensamentos disfuncionais relacionados à perda, trabalha a aceitação da dor e a construção de novos propósitos, explora o impacto emocional do luto e auxilia na elaboração da perda.
Marcar consulta
Marque uma primeira consulta de avaliação da sua situação particular e perceba a intervenção mais adequada para si! Estamos aqui para si!
Se tiver alguma questão, preencha o formulário, que tentaremos responder de forma mais breve possível.
Até breve.