3 Mitos Sobre a Autoestima

9/20/20233 min read

Quando surge o tema da autoestima vêm muitas vezes associados alguns mitos e crenças que trago aqui para uma reflexão em conjunto.

A autoestima é a avaliação que fazemos sobre nós próprios, o valor que nos atribuímos como pessoas. Tem um impacto muito significativo em várias dimensões da nossa vida, na nossa saúde mental e é construída ao longo da nossa vida.

woman in red and white floral dress standing on brown grass field during daytime
woman in red and white floral dress standing on brown grass field during daytime

ARTIGO DESENVOLVIDO PELA

Dra. Leonor Vilhena da Cunha

Construir uma autoestima saudável significa construir uma relação saudável com a única pessoa com quem vamos passar 24h de todos os dias do resto da nossa vida: nós próprios. Este é um grande desafio para todos nós e que nos vai acompanhar ao longo da vida.

  1. Ter uma autoestima saudável não é ser egoísta e auto-centrado

Uma autoestima saudável significa construirmos uma relação saudável connosco prórpios e isso não nos transforma numa pessoa egoísta ou auto-centrada. Curiosamente, bem pelo contrário. Uma relação saudável connosco faz-nos treinar e desenvolver competências emocionais e relacionais que ajudam a compreender os outros, a comunicar e a construir com eles relações saudáveis.

  1. Gostar mais de mim não faz com que me transforme numa pessoa conformista, preguiçosa ou com pena de mim próprio

Uma autoestima saudável permite ter a segurança necessária para encarar de forma construtiva os erros ou falhas, responsabilizarmo-nos por transformá-los de forma eficaz e com respeito por nós mesmos e alcançar melhores resultados a vários níveis (profissional, académico e pessoal, por exemplo). Gostarmos de nós e sentirmos autocompaixão não é o mesmo do que sentir pena ou ficarmos presos ao papel de vítimas, aliás pode ajudar libertarmo-nos disso mesmo.

  1. Com uma autoestima saudável não vou sentir que sou melhor do que os outros, não preciso de ser arrogante ou perder a noção de mim

Uma autoestima saudável não nos faz sentir (nem precisar de sentir) que somos melhores ou mais importantes do que ninguém. Faz-nos descobrir que os outros importam e nós também, faz-nos ser melhores connosco, conhecermo-nos melhor, cuidar melhor de nós próprios e da nossa vida assumindo a responsabilidade de a termos nas mãos. Isso ajuda-nos a estarmos mais conscientes de nós, sermos melhores connosco e com quem está na nossa vida.

woman forming heart with her both hands
woman forming heart with her both hands

Contudo este caminho de compreender e melhorar a nossa relação connosco próprios não é simples nem linear e requer muita dedicação. Por isso poder ser muito útil e valioso procurar apoio para este percurso em Consultas de Psicologia, com alguém que pode fazer este caminho consigo e contribuir para chegar mais longe no seu bem-estar e desenvolvimento pessoal.

Se sente que gostava de melhorar este aspeto da sua vida estamos aqui para o apoiar.

Marcar consulta

Marque uma primeira consulta de avaliação da sua situação particular e perceba a intervenção mais adequada para si! Estamos aqui para si!

Se tiver alguma questão, preencha o formulário, que tentaremos responder de forma mais breve possível.

Até breve.